Manutenção e Limpeza de recuperadores de calor

Partilhe

Manutenção e Limpeza de recuperadores de calor

Todas as operações de manutenção devem ser feitas com o aparelho fora de serviço e completamente frio. Com uma pequena vassoura varra as cinzas para uma pá e despeje-a. É natural que ao fim de algum tempo de uso e dependendo do tipo de lenha que se utiliza, se depositem cinzas na parte superior do deflector. Recomenda-se uma aspiração regular para que não se prejudique o correto funcionamento do Recuperador.
O vidro cerâmico deve ser limpo com um limpa vidros específico para Recuperadores de Calor e Salamandras. Siga as instruções de utilização do fabricante e evite que o líquido limpa vidros toque nas partes metálicas do aparelho. Se tiver que utilizar um produto químico de limpeza, não esqueça que o mesmo é altamente corrosivo e aplicado em excesso ( não o deixe escorrer pelo vidro), pode danificar a sua porta e os materiais de vedação da mesma. Anualmente deve ser feita a limpeza da chaminé. A falta de limpeza aumenta consideravelmente o risco de incêndio na conduta de fumos e provoca o gradual mau funcionamento do Recuperador de Calor. Após um período longo sem utilizar o seu Recuperador de Calor, verifique se há obstruções na saída de fumos e na chaminé que impeçam o correto funcionamento do aparelho. Com a utilização do Recuperador, é natural que o cordão de isolamento da câmara de combustão se desgaste, proporcionando uma vedação insuficiente.
No caso de incêndio na chaminé proceda da seguinte forma: feche imediatamente a porta e o registo de admissão de ar do Recuperador de Calor. A falta de oxigenação irá extinguir o fogo por si. Faça uma verificação da chaminé antes de voltar a utilizar o seu aparelho. As superfícies do seu Recuperador de Calor foram pintadas com tinta de alta temperatura. A utilização de água, detergentes e abrasivos é rigorosamente proibido. Utilize um pincel de pelo suave para retirar o pó das suas superfícies. Se notar que em algum ponto a pintura possa estar em perigo, utilize o spray recomendado de alta temperatura, na cor correspondente, de acordo com as instruções de utilização do fabricante. (+ in limpeza de recuperadores de Calor CHAMA)

Artigos por categoria

contactos

Visite-nos e veja o nosso Showroom

JVP- RECUPERADORES
de José Vigário Pereira

Estrada Nacional 1 / IC2
Km: 96 – Moleanos
2460-615 Aljubarrota
Portugal

Tel. e Fax: 262 502 685
Telemóveis: 93 420 10 88 | 936 777 136